5 Tipos de Piso para Usar em Reforma sem Quebra-Quebra

Joie

Para renovar o ambiente sem quebra-quebra, o assentamento de piso sobre piso está sendo uma das opções mais escolhidas. Não havendo a real necessidade de retirar o piso antigo, a reforma se torna mais rápida, gera menos entulho, utiliza menos mão de obra e custa até 40% menos que uma reforma com obra.
É preciso tomar cuidado, já que o assentamento de piso sobre piso não é sempre o mais apropriado. Se houverem peças soltas, descoladas ou estufadas o adequado é a retirada do piso antigo e a colocação de um novo.

Vamos então falar sobre os 5 tipos de piso que podem ser colocados sobre pisos existentes.

Bora lá?

1) Vinílicos

Dentre os queridinhos da arquitetura estão os pisos vinílicos e os laminados. De aplicação rápida, os pisos vinílicos são indicados para quem quer renovar o piso sem trocar o antigo revestimento, pois são produzidos em diversas estampas e tamanhos.
O piso tem aplicação em versão adesiva ou sistema de clic e possui espessura de somente 3mm, o que faz com que não existam problemas quanto a alteração do nível do chão. Com o acabamento bem feito ele não retém poeira e é de fácil manutenção e limpeza. Ainda, é resistente à fogo e umidade, e alguns modelos podem inclusive ser utilizados em áreas molhadas.
É fundamental que a base onde o piso será aplicado esteja limpa, seca, sem irregularidades e muito bem nivelada para que fique perfeito, pois qualquer desnível se torna visível devido à pequena espessura da peça.

2) Laminados

No design de interiores, os pisos laminados são indicados principalmente para ambientes sem umidade. São de fácil instalação: contam com sistema de encaixe e se a base estiver bem nivelada são aplicados sobre uma manta; se a base não estiver devidamente nivelada, basta usar massa autonivelante para regularizar a superfície. Oferecem diversas estampas (amadeirados, pedra, concreto, etc) e a espessura varia de 6mm a 12mm, o que pode exigir que as portas tenham que ser adaptadas na altura. Além de serem econômicos e duradouros, os laminados podem ser instalados sobre pisos cerâmicos, vinílicos e cimentícios; se for sobre madeira maciça o ideal é estudar se o mais indicado é o reparo ou a sobreposição.

3) Cimento queimado

O cimento queimado vem sendo cada vez mais utilizado para cobrir o piso antigo por ser um material com alta resistência a desgaste (podendo ser utilizado em hoteis, áreas externas, estabelecimentos comerciais, etc.) e por ter uma manutenção simples, já que é um material sem juntas e totalmente impermeável. O ideal é que um profissional seja contratado para a aplicação, mas ela também pode ser feita de forma artesanal seguindo orientações de como proceder. Pode ser aplicado também em paredes e móveis de alvenaria, porém, por ser poroso, absorve líquidos e sujeira com facilidade, fazendo com que manchas possam surgir com o tempo. Desaconselha-se o uso desse piso em áreas molhadas por se tornar escorregadio quando molhado.

4) Resina Epóxi

Também chamado de porcelanato líquido, a resina epóxi é mais uma das opções que podem ser aplicadas sobre vários tipos de materiais, dentre: metal, cerâmica, porcelanato, pedras, azulejo, concreto, etc. A aplicação não é aconselhável se o piso for de madeira, pois esses podem se soltar com o tempo e danificar a resina. O acabamento é liso, contínuo e sem qualquer tipo de emenda. É um material um pouco mais caro e demorado para ser aplicado, porém é autonivelante, impermeável, resistente à abrasão e a durabilidade é alta.

5) Cerâmicos ou porcelanatos

As cerâmicas e porcelanatos podem ser aplicados sobre eles mesmos utilizando argamassa especial de piso sobre piso, e também existem modelos com espessura de 3mm para não interferir tanto no nível do ambiente. Certos cuidados devem ser tomados, como verificar se o piso existente está bem nivelado e colocado (para que não ocorra de alguma peça soltar e danificar o revestimento recém colocado) e o rodapé deverá ser retirado para colocação de um novo.

One thought on “5 Tipos de Piso para Usar em Reforma sem Quebra-Quebra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *