Slow Life
Hoje eu acordei e não tomei café da manhã em casa o que o meu filho falou mesmo? Fiquei preso no trânsito e cheguei atrasado para uma reunião desde então não parei de trabalhar ler relatórios rever orçamentos e chegou a hora do almoço. Almocei em meia hora e voltei para o serviço e meu chefe me pediu para alterar um item o que era? Respondi vários e-mails peguei um café e tomei na minha mesa mesmo assinei a papelada do dia e já acabou o expediente? Ainda bem agora posso ir para a casa jantar ver minha família e amanhã começa tudo de novo.
Ufa, não deu para entender nada né? Então, a maioria das pessoas vivem assim: acelerados.
‘’Vivemos o delírio do tempo. Tudo tem que ser veloz. O processo e a reflexão são sempre pouco importantes,’’ diz o filósofo Mário Sérgio Cortella, da PUC de São Paulo. ‘’A gente só faz o urgente, o importante fica para depois.’’
O movimento Slow Life defende uma vida mais equilibrada, propondo um uso mais prazeroso do tempo. Levar a vida com mais calma é a tendência comportamental dos próximos anos, já que é comprovado que o estresse causa doenças como: insônia, transtornos alimentares, depressão, e outras.
Nada funciona quando é feito as pressas. O trabalho, a educação dos filhos, as conversas íntimas e os exercícios físicos precisam de cuidados e atenção para que sejam realizados com qualidade. Ou seja, tudo na vida.
Vamos te contar uma coisa muito importante agora: a vida não precisa ser assim.
‘’Tempo é dinheiro?’’
Não.
‘’Tempo não é dinheiro … Tempo é o tecido da nossa vida.’’ – Antônio Cândido.
O Tempo é muito precioso. Portanto, para desacelerar, você pode reduzir o ritmo de trabalho e de consumo, preparar uma boa refeição caseira, observar a natureza, ver os amigos durante a semana, curtir a família e ainda conseguir desfrutar dos seus hobbies. Não há nada mais importante na vida do que viver.
Esta tendência caminha, junto com a arquitetura, em direção a uma sociedade sustentável em que qualidade e bem-estar são as palavras de ordem.
Nós, quando praticamos Savoring, estamos sempre buscando usufruir de experiências e emoções positivas. Nada melhor do que começar em casa, com um esforço consciente para criar estas experiências, apreciá-las e mantê-las.
Afinal, para que tanta pressa?